Enquanto petrolíferas do mundo todo se debatem pra encontrar e explorar petróleo na Namíbia, na Argélia e nas águas profundas da Guiana, o pré-sal brasileiro foi um dos principais destaques do mundo em 2022.
As atividades de exploração de óleo e gás tiveram, no ano passado, seu ano mais forte em uma década, de acordo com a consultoria Wood Mackenzie (link em inglês).
"Diante das incertezas sobre os cenários futuros, as petroleiras aceleram a exploração, para atender à demanda de curto e médio prazos. Mesmo num cenário de 'carbono zero', o mundo ainda dependerá de investimentos em exploração e produção de óleo e gás ao menos até 2050."
Esses foram os maiores exploradores de 2022, por volume de descobertas. A Petrobras em segundo lugar.
A Petrobras justificou seu desempenho com a “continuidade do desenvolvimento do campo de Búzios, no pré-sal, e novos projetos para aumento da recuperação nas bacias de Santos e Campos”.
Em 2022, a estatal também anunciou descobertas em blocos como Aram e Alto de Cabo Frio Central, também no pré-sal.
E até ontem tinha gente dizendo que o investimento no pré-sal foi desastroso.
E até ontem, no governo Bolsonaro, tinha gente querendo vender essa empresa.
E venderam partes dela, infelizmente. Entenderam por que vender, né? O grande negócio do governo Guedes/Bolsonaro II seria vender a Petrobras. Valeria “muito a pena”, não é mesmo?
🥸 Antes de vender, eles roubaram a empresa.
Enquanto isso…
A gasolina da Índia está abastecendo Nova York e boa parte da Costa Leste dos EUA, que estão em emergência por causa da escassez de combustível. Detalhe: essa gasolina indiana é feita com petróleo russo.
É a maior quantidade de gasolina indiana que entra em NY em quatro anos – e mais de 40% das importações totais no mês. O percentual era de 5% ano passado.
Sacaram? Os indianos estão comprando o petróleo russo que os europeus não compram mais por causa das sanções da União Europeia pela guerra na Ucrânia. Aí a Índia refina e vende pros países que, antes, compravam de refinarias... europeias. Entre eles, os EUA.